CDCC – São Carlos-SP

Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

Criado e mantido pela Universidade de São Paulo (USP), o CDCC é um conjunto de espaços e atividades disponíveis gratuitamente para o público em geral, com diversos itens para interagir e explorar.

Seu objetivo principal é aproximar a universidade da comunidade através de informações, exposições, experiências e tantas outras oportunidades para pessoas de todas as idades, ainda que o foco principal esteja nos jovens.

Nesta página, descubra mais sobre o jardim da percepção e a casa maluca, o espaço de física, a biblioteca, o cineclube e vários outros ambientes e possibilidades que o CDCC oferece.


Como chegar no CDCC – São Carlos-SP

Rua Nove de Julho, 1227 – Centro, São Carlos – SP

Link para o mapa (GPS): clique aqui

 

Horário de Funcionamento

De terça a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 9h às 12h

(Em períodos de férias, costuma fechar das 12h às 14h)

 

Contatos

Site oficial

Facebook oficial

Telefone: (16) 3373-9772

Para professores: clique aqui para saber sobre o agendamento de visitas

 

Quanto Custa

Gratuito.

 

Estrutura e Acessibilidade

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

Bem no centro da cidade de São Carlos, o CDCC ocupa um importante prédio histórico, construído em 1908 pela Società Dante Alighieri.

Não possui estacionamento próprio e as proximidades são “área azul(região do centro da cidade em que é necessário pagar uma tarifa por período para permanecer estacionado).

Possui bicicletário, banheiros, fraldário, bebedouros e todos os ambientes são adaptados à acessibilidade inclusive com elevador.

Aberto à visitação do público espontâneo (e de grupos escolares com agendamento prévio), com apoio de monitores, oferece diversos espaços e experiências:

 

Jardim da Percepção

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

O Jardim da Percepção já começa do lado de fora, com a calçada das pegadas e oferece experiências de: força, sensações, imagens, sons, energia solar, eólica e hidráulica, além da percepção do ambiente, com trilha em meio a espécies de árvores e plantas e muito mais.

São painéis fotográficos, tubos sonoros, tubo do eco, espelhos, espelhos acústicos, casa maluca, corrimão térmico e um monte de outras coisas legais.

 

Biologia e Física

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

O Espaço Vivo de Biologia e Espaço Interativo de Ciências contam com exposição de modelos de células ampliadas, fungos, bactérias e observação de microscópio etc.

Já o Espaço de Física, possui acervo com vários experimentos que demonstram fenômenos físicos presentes em nosso cotidiano: levitador, anel magnético, plasma, vórtice, pêndulo de Newton, demonstração de consumo de energia de eletrodomésticos, túnel infinito, gerador de Van der Graaff, dínamo etc.

 

Exposições e biblioteca

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

Há, ainda, uma sala de exposições sempre com novidades para observar ou interagir: sejam pinturas, fotografias, esculturas e outros tipos de arte, ecologia, ciência, história etc. (temos exemplos de visitas da equipe PraTurista em diferentes exposições nas fotos abaixo).

E saindo do mundo da observação e dos experimentos, no primeiro andar do prédio (que também pode ser acessado por elevador) está a Biblioteca do CDCC, que atende à comunidade em geral, com ênfase nas demandas do ensino fundamental e médio (pesquisas escolares).

A biblioteca é adaptada para atender pessoas com necessidades especiais a partir de tecnologia assistiva – com o equipamento ampliador de caracteres automático (My Reader); softwares para reconhecimento de voz (Magic com voz) e texto (OPENBOOK); e, literatura especializada (livros sonoros e audiolivros).

O acervo possui livros infantis, infanto-juvenis, literatura para vestibulandos, literatura universal, Best Sellers, filmes educativos, revistas e jornais. E os livros novos do acervo ficam à disposição dos usuários em espaço específico para conhecimento.

A consulta ao material disponível na biblioteca pode ser realizada aqui e o empréstimo de livros é aberto, sendo necessário apenas se cadastrar levando RG (ou RG Escolar) e comprovante de endereço atual.

 

E ainda…

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

Além de revistas de divulgação científica ou de atualidades, jornais e uma lista de filmes, há, ainda, Sala Multimídia com acesso à Internet e recurso de Lousa Digital com apoio de Monitores (alunos da USP);

Espaço lúdico com jogos educativos que desenvolvem habilidades que auxiliam na construção do conhecimento de forma lúdica e prazerosa;

E um confortável espaço Infantil, aconchegante, com mobiliário adequado e livros em formato Pop-Up (aqueles que as imagens parecem saltar das páginas quando abrimos, montando alguma coisa).

Para terminar, todo sábado às 20 horas, com entrada franca, tem o Cineclube do CDCC que oferece sessões de filmes conforme a programação no site (veja aqui).

 

Dicas e Curiosidades

CDCC - São Carlos-SP PraTurista

  • O CDCC foi idealizado por diversos professores da cidade de São Carlos, em especial Dietrich Schiel (1940-2012), e estabelecido no prédio cedido pela Sociedade Dante Alighieri à USP desde os anos 1950;
  • O prédio é um dos mais importantes da cidade, com arquitetura fortemente influenciada pela imigração italiana do começo do século XX e pela corrente eclética predominante no período;
  • Através do CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural) a USP (Universidade de São Paulo) promove e orienta atividades para despertar, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e pela cultura, além de colaborar na formação dos estudantes de Ciências Exatas da USP em São Carlos;
  • Além da estrutura e de cursos e orientação a professores, disponibiliza para empréstimo kits da experimentoteca;
  • Se você tem alguma dúvida de matemática ou física, pode tentar resolvê-la consultando um dos monitores – veja aqui;
  • A biblioteca do CDCC é conveniada com a biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (BCO/UFSCar) e é considerada um dos melhores lugares da cidade para se estudar;
  • Também integra o CDCC, o Observatório Astronômico Dietrich Schiel do Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) e, além dos espaços expositivos permanentes, o CDCC mantém um programa de visitas monitoradas a campo para a Bacia Hidrográfica do Córrego do Gregório, Trilha da Natureza (na UFSCar) e ao Aterro Sanitário Municipal de São Carlos.

 

Galeria de Fotos

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

 

Última atualização desta página: 01/12/2018

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

 

Atrativos Próximos

Catedral de São Carlos Borromeu

Museu Ronald Golias

 

Atrativos Relacionados

Cerrado da UFSCar

Museu da Ciência de São Carlos

Museu de Computação e Museu da Fauna e Flora – ICMC/USP

Observatório Astronômico da USP

 

 

Fontes, Créditos e outros

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista ao CDCC;
Vídeo oficial do PraTurista no CDCC;
→ Google Maps;
→ Site oficial USP;
→ Site oficial CDCC;
→ Facebook oficial;
→ CDCC para professores;
→ Biblioteca do CDCC;
Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (BCO/UFSCar);
→ Acervo da biblioteca;
→ Cine clube CDCC;
Experimentoteca CDCC;
→ Monitoria matemática e física CDCC;
→ Youtube CDCC;
→ Sobre: Espelhos acústicos;
→ My Reader;
→ Magic com voz;
→ OPENBOOK;
→ Biografia Dietrich Schiel e história CDCC: FIOCRUZ;
→ Falecimento Dietrich Schiel: FAPESP;
→ Wikipedia: Universidade de São Paulo;
→ Wikipedia: CDCC;
→ Wikipedia: Società Dante Alighieri;
→ Wikipedia: área azul;
→ Wikipedia: tubo do eco;
→ Wikipedia: microscópio;
→ Wikipedia: levitador;
→ Wikipedia: plasma;
→ Wikipedia: vórtice;
→ Wikipedia: pêndulo de Newton;
→ Wikipedia: gerador de Van der Graaff;
→ Wikipedia: dínamo;
→ Wikipedia: tecnologia assistiva;
→ Até o momento não há informações sobre o CDCC no TripAdvisor;

 

 

O CDCC é aquele lugar aonde você leva as crianças como desculpa pra não demonstrar sua própria curiosidade…

Visite! Vale a pena. Não vale? Deixe seu comentário!