Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP – São Carlos-SP

Museu de Computação Prof. Odelar Leite Linhares e Museu da Fauna e Flora

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

Ciência e natureza: dois museus com características distintas, um do lado de dentro, outro do lado de fora, no mesmo local.

Criado, inicialmente, como “Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico” pelo, então, professor do Departamento de Ciências de Computação e Estatística, Prof. Odelar Leite Linhares, o atual Museu de Computação do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos), leva o nome do seu criador.

Apesar do computador que você comprou no ano passado poder estar desatualizado, o museu só conta com peças que tenham causado impacto na sociedade: desde as réguas de cálculo do início dos anos 60, mini-calculadoras HP de 1972, máquinas de calcular mecânicas ou eletromecânicas, tabelas de funções matemáticas, ábacos, até os itens muito mais próximos do nosso cotidiano.

São mais de 200 peças capazes de mostrar a evolução das tecnologias relacionadas ao computador: processadores, memórias, periféricos, interfaces e softwares.

Já do lado de fora, criado em 2013, o Museu da Fauna e Flora do ICMC se constitui por toda a região em torno dos prédios do Instituto, onde se encontra grande parte da área arborizada do campus, com plantas e flores, além das árvores de grande, médio e pequeno portes e diversos animais e pássaros que usufruem deste ambiente.

 

Como chegar no Museu de Computação

O Campus 1 da USP em São Carlos, possui diversas portarias:

Uma para o Centro Cultural e Observatório – na Av. Dr. Carlos Botelho (apenas para pedestres e bicicletas); outra para a Escola de Engenharia (EESC) na Rua Visconde de Inhaúma, a entrada Principal na Av. Trabalhador São Carlense (onde é permitido entrar com seu carro ou moto) e a Portaria do Centro de Tecnologia da Informação na qual vamos nos concentrar.

De todas estas entradas possíveis, esta última é a mais próxima do ICMC, onde estão os museus. Ela fica na Rua Dr. Carlos de Camargo Sales, 395 no Jardim Lutfalla. É o endereço que mostramos no mapa e que consta no link para GPS abaixo.

Nesta portaria você não pode entrar com seu carro e para entrar, a pé, não é necessário se apresentar nem dizer nada. Caso opte por uma portaria onde é permitido entrar com seu carro, é necessário se identificar (e basta dizer que vai visitar o museu ou onde pretende ir).

O Museu de Computação fica no bloco 4 do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) e, até chegar lá, você já estará passando pelo Museu da Fauna e Flora.

Caso entre (a pé) por onde sugerimos, logo após passar pela portaria, basta virar e seguir à esquerda e chegará ao destino certo. Nas outras opções, informe-se na portaria, especialmente porque você vai precisar encontrar um local para estacionar.

Link para o mapa (GPS): clique aqui

 

Horário de Funcionamento

Museu de Computação: segunda a sexta, das 8h às 18h mas, durante períodos de férias, fecha das 12h às 14h e neste caso, convém ligar antes de ir.

Museu da Fauna e Flora: Sempre aberto.

Cantina do ICMC: Segunda a sexta das 7h às 22h30.

Biblioteca do ICMC: Segunda a sexta das 8h às 21h30 e sábados das 9h às 12h.

 

Contatos

Site oficial – Museu de Computação Prof. Odelar Leite Linhares

Site oficial – Museu da Fauna e Flora do ICMC

Facebook oficial – Museu de Computação 

Telefone: (16) 3373-9146

 

Quanto Custa

Gratuito.

 

Estrutura e Acessibilidade

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

No endereço sugerido é possível estacionar na rua, e se preferir entrar com seu carro, há vários estacionamentos disponíveis dentro da USP (mas costumam estar bem cheios).

E tudo é muito bem sinalizado, desde o trânsito até as indicações dos departamentos e todos os locais são acessíveis, com rampas, corrimãos, pisos táteis, elevadores etc.

Já na região do ICMC, você vai encontrar um bicicletário e também verá diversos ambientes com bancos e mesas espalhados.

Também poderá observar bebedouros próximos aos prédios e basta perguntar que encontrará um banheiro comum ou adaptado para pessoas com deficiência.

Não encontramos um fraldário, mas há tanto espaço que você não terá dificuldades para lidar com seu bebê.

Em frente ao Bloco 4 do ICMC (onde está o museu de computação) há uma cantina, toda acessível. (cardápio, opções e preços devem ser consultados no local).

Vale lembrar que, entre várias outras espalhadas pelo campus (algumas funcionam 24h/dia), há uma ótima Biblioteca no ICMC.

 

O Museu da Fauna e Flora

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

Ao chegarem no ICMC, os visitantes já estão no ambiente do Museu da Fauna e Flora, onde poderão observar diversas espécies de plantas nativas ou exóticas, além de estarem rodeados de árvores como ipê roxo, ipê amarelo, pau-brasil, canela, araucária, flamboyants, sibipirunas, pinheiros, entre tantas outras.

Algumas árvores e plantas possuem placa de identificação e vale lembrar das espécies frutíferas como amora, manga, goiaba etc.

Também pode se observar inúmeros pássaros e, vários outros animais já foram vistos no local como: gambás, morcegos, lagartos, e, com sorte, até araras e macacos.

Trata-se de um espaço privilegiado de convivência, tanto para estudantes ou funcionários, quanto para o passeio ou a reunião de amigos e famílias.

 

O Museu de Computação

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

Entrando no bloco 4 do Instituto, passando pela entrada e ao lado de algumas salas de aula, está o Museu de Computação.

Através do contato pelo site oficial, ou por telefone, podem ser agendadas visitas em grupo ou para escolas.

O Museu conta com uma área de 70m2 – é apenas uma sala grande – mas, a história e as curiosidades ali dentro são enormes: você jogou Atari? Já viu uma máquina de contabilidade? Sabe o que é um mimeógrafo? Usou um mouse com bolinha?

É possível ver quantos minutos os computadores levavam para fazer as coisas que você faz em segundos hoje (com seu celular).

Computadores da Apple dos anos 80 ou a HP-35 (primeira calculadora científica de bolso fabricada pela HP) e tantas outras coisas “tecnológicas” ainda mais antigas.

Com apoio de monitores e com mudanças tão drásticas em nossos tempos, as descobertas proporcionadas para os mais jovens ou para as crianças é fantástica.

 

Dicas e Curiosidades

Do lado de dentro…

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

  • O Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares herdou o acervo e filosofia do Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico, idealizado e criado em 1978 pelo próprio Odelar, na época, professor do Departamento de Ciências de Computação e Estatística.
  • Prof. Odelar, em 2001, partindo da constatação de que “com o advento das mini-calculadoras eletrônicas digitais lançadas pela HP em 1972, os instrumentos de Cálculo Numérico então em voga, como réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas ou eletromecânicas, tabelas de funções matemáticas, principalmente as de funções trigonométricas, ábacos de todas as espécies etc. se tornariam, em breve, obsoletos”, começa então a reunir, em uma pequena sala, o que destes ainda possuíam.
  • Devido a campanhas solicitando doações, o acervo foi se ampliando e a tal previsão do professor se concretizou: as minicalculadoras digitais e, posteriormente, os minicomputadores pessoais difundiram-se rapidamente, tornando-se de uso obrigatório e generalizado em praticamente todos os ramos da atividade humana, substituindo completamente os dispositivos antes utilizados para a realização de cálculos.
  • Na época em que o docente começou a receber materiais para exposição, não existiam os computadores de uso pessoal, assim, equipamentos como o computador Prológica CP 500, comercializado a partir de 1982, eram grandes novidades que logo se tornaram objetos obsoletos.
  • Na década de 2000, o ICMC transformou o Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico em Museu de Computação e deu a ele o nome do Prof. Odelar.
  • Para entrar no acervo, é importante que o material tenha um diferencial que justifique sua guarda como peça histórica.
  • Importante citar que para os alunos do ICMC, o museu é também uma excelente oportunidade de conhecimento sobre como evoluíram as tecnologias.
  • Várias outras universidades e instituições contam com seus próprios museus de informática e computação (alguns virtuais); e outro museu muito divulgado, especialmente por seu caráter itinerante, é o Museu do Computador e Futuro da Tecnologia, que além do site oficial, possui informações atualizadas disponíveis no Facebook e também no Wikipedia.

Sobre Odelar Leite Linhares

  • Prof. Odelar, bacharelou-se, em 1956, em Matemática pela extinta Universidade do Brasil e foi pioneiro no desenvolvimento da Ciência da Computação no Estado de São Paulo;
  • Há um prêmio com seu nome reservado para os melhores trabalhos de mestrado e doutorado aplicado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e ComputacionalSBMAC, da qual foi presidente entre 1979 e 1981 e colaborador de sua fundação;
  • Foi docente da USP, Unesp, Unicamp e UFSCAR. É autor ou autor orientador de pelo menos 61 publicações;
  • Faleceu dia 31 de maio de 2004;
  • Acesse os menus do site oficial para saber mais sobre o Professor Odelar Leite linhares e também como doar para o museu (que é um processo bastante rigoroso).

 

Do lado de fora…

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

  • Inspiração do Professor José Carlos Maldonado, o Museu da Fauna e Flora surge com a proposta de criar um espaço virtual com informações como nome, características, origem e história das espécies existentes no local.
  • O projeto começou de fato em 2013, com a preocupação em catalogar e disponibilizar para a comunidade, material relativo às espécies da região que possui muitas espécies plantadas durante, ou mesmo antes da construção dos prédios.
  • Assim, os exemplares seriam catalogados e identificados com placas contendo um QRCode (código de barras), a partir do qual, com o celular, qualquer um poderia acessar informações completas sobre aquele item, disponíveis em um software livre.
  • Apesar de toda proposta detalhada acima, não encontramos nenhum link para o tal museu virtual e ao tentar ler alguns códigos nas placas disponíveis, as páginas não foram encontradas, mas o museu está lá e não há portões para acesso. Está sempre aberto. Se você pode entrar na USP, você pode visitá-lo.
  • Em contato, entendemos que o projeto do museu está passando por uma reformulação.

 

A USP…

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP - São Carlos-SP PraTurista

 

Galeria de Fotos

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

(Confira também o álbum de fotos do Museu da Fauna e Flora do ICMC no Flickr)

 

Última atualização desta página: 08/02/2019

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

 

Atrativos Próximos

Observatório da USP

 

Atrativos Relacionados

CDCC /USP – São Carlos

Museu da Ciência de São Carlos

 

 

Fontes, Créditos e outros

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista aos Museus de Computação e da Fauna e Flora no ICMC e na USP;
Vídeo oficial do PraTurista no Museu da Computação e no Museu da Fauna e Flora do ICMC-USP;
→ 
Google Maps;
Site oficial – Museu de computação;
Site oficial – Museu da Fauna e Flora
→ Facebook oficial – Museu de Computação;
Facebook (abandonado) – Museu da Fauna e Flora;
→ ICMC;
→ Flickr do Museu da Fauna e Flora;
→ Biblioteca do ICMC
→ Estrutura da USP em São Carlos;
→ Museu do Computador e Futuro da Tecnologia: Site oficial;
→ Museu do Computador e Futuro da Tecnologia: Facebook
→ Museu do Computador e Futuro da Tecnologia: Wikipedia;
→ SBMAC;
→ USP
→ UNESP
→ UNICAMP
→ UFSCar
→ Professor José Carlos Maldonado – currículo;
→ Ibram
→ Teorema da gaveta – informações sobre a imagem;
→ Centro Cultural – USP São Carlos
→ Informações ICMC – museu de computação;
→ Informações ICMC – brigada de arboristas;
→ Divulgação – brasil.gov.br;
→ Divulgação – saopaulo.sp.gov;
→ Divulgação – Revista kappa (pag. 66);
→ Divulgação – Museu da Fauna e Flora – globo.com;
→ Wikipedia: Museu;
→  Wikipedia: ICMC;
→ Wikipedia: USP em São Carlos;
→ Wikipedia: Réguas de cálculo;
→ Wikipedia: Ábaco;
→ Wikipedia: Campus;
→ Wikipedia: Espécie nativa / exótica;
→ Wikipedia: Ipê;
→ Wikipedia: Pau Brasil;
→ Wikipedia: Canela;
→ Wikipedia: Araucária;
→ Wikipedia: Flamboyant;
→ Wikipedia: Sibipiruna;
→ Wikipedia: Atari;
→ Wikipedia: Mimeógrafo;
→ Wikipedia: Mouse;
→ Wikipedia: Apple;
→ Wikipedia: CP 500;
→ Wikipedia: Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional;
→ Wikipedia: Código QR;
→ Wikipedia: Software livre;
→ TripAdvisor – Museu de Computação;
→ Museu da Fauna e Flora não está no TripAdvisor.

 

 

Que tal levar as crianças ou combinar com os amigos um passeio diferente por dois ambientes tão distintos no mesmo local?

E quem já passou por lá e nem sabia que estava em museu? Comente!!