Represa 29 – São Carlos-SP

Represa 29 - São Carlos-SP PraTurista

A Represa 29, também conhecida como Balneário do 29, (termo não tão adequado), ou apenas: “29” é formada pelo represamento do Ribeirão dos Negros para estocagem de água e funcionamento da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Capão Preto, gerenciada pela CPFL.

Localizada no bairro rural Estância Balneária Concórdia (29), a represa é utilizada para pesca e lazer em geral.

A presença de ciclistas, jipes e motos de trilha é sempre comum no local, que conta com erosões e trechos arenosos ou alagados, além das próprias trilhas em meio a mata.

 

Como chegar na Represa 29

Há opções de passeio por terra ou para quem vem do Distrito de Água Vermelha.

O acesso asfaltado, a partir da Rodovia Washington Luís (SP-310) é pela saída 235A:

Passando pelo portal da Universidade Federal (UFSCar), basta seguir na Estrada Municipal Guilherme Scatena, que é toda asfaltada até chegar na represa.

Link para o mapa (GPS): clique aqui

 

Horário de Funcionamento

Espaço público, disponível o tempo todo.

 

Estrutura e Acessibilidade

Represa 29 - São Carlos-SP PraTurista

Não há nenhum custo, nem contatos. De fato, trata-se de um ambiente rústico: não espere encontrar nenhum tipo de estrutura, banheiros, comércio, enfim, nada. Mas isso não elimina as qualidades do lugar.

Ao chegar na represa é necessário escolher a margem que deseja contornar.

 

Margem Direita

Represa 29 - São Carlos-SP PraTurista

Seguindo em frente (final do asfalto e continuação da Estrada Municipal Guilherme Scatena), há um pequeno bar logo à direita e muitas chácaras. Se continuar adiante, encontrará a barragem no Rio do Quilombo e a Usina (PCH Capão Preto), além de pastos, plantações, trilhas e riachos até com algumas cachoeiras escondidas (assuntos de outros atrativos de São Carlos-SP).

Neste sentido, a represa estará à sua esquerda e será necessário encontrar trilhas ou trechos abertos mato para chegar aos pontos onde é possível estacionar e pescar ou se banhar.

 

Margem Esquerda

Represa 29 - São Carlos-SP PraTurista

Caso prefira um trecho de praia, você deverá ir para a outra margem.

Neste caso, ao chegar na represa, vire a esquerda, ainda no asfalto por aproximadamente 200 metros até chegar numa estradinha de terra à sua direita.

Nesta margem (que identificamos nas fotos abaixo como “Margem esquerda”) é necessário atenção ao caminho, pois mesmo após vários dias SEM chuva, é comum haver poças enormes.

A não ser que esteja procurando por emoções mais fortes, com o seu 4×4, opte pela pista da esquerda, assim que aparecer uma opção. Ela entra em direção à mata, é mais plana e a chance do seu carro não atolar aumenta bastante.

Apesar das recomendações acima, não se preocupe tanto, pois todo mundo chega lá, mesmo com carros populares e 1.0.

Se for necessário, pare e “dê uma rézinha”. Desça, dê uma olhada, observe quem já passou e como fez isso.

À sua esquerda, haverá clareiras onde são comuns churrascos, piqueniques e até acampamentos, apesar do local não oferecer estrutura ou segurança alguma para este fim.

Quanto mais para frente nesta direção, mais trechos de praia você encontra, com pessoas se divertindo, nadando e pescando, na margem ou em barcos.

Como referência, nós andamos cerca de 2 km neste trecho, até a primeira prainha que decidimos parar.

Você pode estacionar seu carro (ou moto) onde achar que deve, desde que não fique no caminho.

Não podemos afirmar com que frequência, mas, próximo aos trechos de praia, é possível encontrar algum ponto de venda de salgados e bebidas.

 

A Água

Represa 29 - São Carlos-SP PraTurista

A água não representa um perigo diferente de qualquer outro lago ou represa. Não encontramos informações sobre sua qualidade, tampouco registros que a desqualifiquem, ou incidentes referentes às suas propriedades ou poluição.

É possível observar grande quantidade de peixinhos nos rodeando nas águas transparentes da represa e também encontramos algumas conchas de água doce, que costumam ser um bom indicativo da qualidade da água.

Dependendo do local escolhido para estacionar, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem usufruir do local. (Dá para chegar com o carro até a água).

Há informações sobre várias espécies de peixe encontrados na represa, mas os mais comuns são Lambari, Tilápia, Bagre e Traíra.

 

Dicas e Curiosidades

Represa 29 - São Carlos-SP PraTurista

  • Vamos começar lembrando que estamos falando de um ambiente público e natural. Então, entre outros cuidados básicos: se fez fogo, cuide dele e certifique-se de tê-lo apagado antes de sair. Este cuidado é válido com a bituca do cigarro e a brasa da churrasqueira.
  • É comum carros com o som ligado em volume muito além do necessário, e isso pode ser uma falta de respeito, mas não é um crime, então, se for o seu tipo de música preferida, aproveite para curtir o som alheio, senão, procure um outro ponto, ou ignore.
  • Isso do som alheio alto, realmente pode ser um problema em dias mais movimentados, por outro lado, sem o movimento, a segurança diminui e a própria natureza pode oferecer seus riscos, já que é uma área de preservação ambiental e os animais silvestres estão na casa deles.
  • O cerrado e arredores da represa, são propriedade e áreas de preservação e pesquisa da Fazenda Canchim (EMBRAPA) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Aproveite para saber a diferença entre lago, lagoa e laguna clicando aqui. (Ou clique em cada palavra caso queira saber mais sobre cada uma delas).

Em breve aqui no site, informações sobre as outras represas e cachoeiras próximas do “29”.

 

Galeria de Fotos

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

Percurso para a Represa 29 e Margem Direita

 

Margem Esquerda

 

Hidrelétrica Capão Preto e barragem no Rio do Quilombo

 

Última atualização desta página: 03/04/2019

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

 

Atrativos Próximos

Horto Municipal de São Carlos

Parque Ecológico de São Carlos

Pista da Saúde (UFSCar)

 

 

Fontes, Créditos e outros

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista à Represa 29;
Vídeo oficial do PraTurista na Represa 29;
Google maps;
CPFL;
Dicio: Represa;
→ Dicio: Balneário;
Dicio: Praia;
→ D
icio: Clareiras;
Wikipedia: Balneário;
Wikipedia: Ribeirão dos Negros;
Wikipedia: Usina Hidrelétrica Capão Preto;
Wikipedia: Barragem;
→ Wikipedia: Rio do Quilombo;
→ Wikipedia: Lambari;
Wikipedia: Tilápia;
Wikipedia: Bagre;
→ Wikipedia: Traíra;
Wikipedia: Lago;
Wikipedia: Lagoa;
→ Wikipedia: Laguna;
Diferença entre lago, lagoa e laguna;
→ O 29 não está no TripAdvisor.

 

 

O que você gostaria de saber ou comentar sobre a Represa 29? Deixe seu comentário e compartilhe a página com seus amigos.