Mapa de Frutas – São Carlos-SP

O Mapa de Frutas não é um atrativo, mas uma ferramenta para encontrar plantas e frutas em espaços públicos na cidade de São Carlos.

Trata-se de um site colaborativo, desenvolvido a partir do Google My Maps, e que oferece várias oportunidades.

Entre elas, a possibilidade de buscar frutas nos caminhos que você irá percorrer e/ou identificar plantas que venha a encontrar pelo seu caminho (se já estiverem cadastradas).

 

Como Utilizar o Mapa de Frutas

Clique aqui para acessar o Mapa de Frutas no seu smartphone ou computador (mas ele funciona melhor no computador).

Então, para melhor visualização e utilização do mapa, clique em “Ver Mapa Ampliado” no último ícone do canto superior direito da tela.

Pronto! Basta ampliar o mapa na região do seu interesse e clicar em qualquer um dos ícones que identificam árvores ou plantas.

Ao lado direito (ou embaixo, se estiver no seu celular) aparecerão informações sobre o site e uma legenda, onde você pode selecionar os tipos de plantas que deseja que apareçam no mapa (cítricas, doces, chás, etc.).

Também é aí que aparece o nome da fruta que estiver cadastrada, caso clique em algum dos ícones do mapa.

E como o site é colaborativo, você também pode incluir, excluir ou alterar informações. Mas para isso, deve estar logado na sua conta do Google, com o mapa ampliado e só funcionará no computador.

Para editar o mapa, clique em “editar” logo abaixo da descrição, no lado esquerdo da tela. Aí, basta escolher um dos ícones existentes para editá-los ou excluí-los.

Para incluir uma nova fruta, depois de clicar no “editar” mencionado acima, vá no menu que terá aparecido acima, e clique em “inserir um marcador”.

 

Mais Dicas e Curiosidades

Quando você voltar a usar o Google Maps no seu celular, talvez o mapa de frutas tenha sido incorporado nele – o que não é muito agradável, mas tem solução:

Se acontecer, basta clicar no ícone onde você escolhe o tipo e os detalhes do mapa, descer até o item “Explorar” e clicar em “Mapa de frutas”.

A construção do Mapa começou em 2017, com o professor de geografia Rafael Moura e o programador Achiles Siqueira e, hoje, são mais de mil plantas cadastradas. Saiba mais nesta reportagem da EPTV (G1).

Como o projeto é construído de forma coletiva, podem haver erros de identificação ou localização, algumas vezes em locais que não são públicos, assim como exclusões por acidente ou má intenção.

Nestes casos, enquanto a própria comunidade pode editar e corrigir os problemas encontrados, os responsáveis mantém um backup sempre atualizado, que evita a perda de informações.

Caso se interesse, há um Grupo Público do Mapa de Frutas no Facebook.

E se precisar de ajuda ou quiser entrar em contato, você pode enviar um e-mail para os responsáveis: Rafael Moura ou Achiles Siqueira.

 

Última atualização desta página: 15/02/2023

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.