Parque Vicentina Aranha – São José dos Campos-SP

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

Construído como um sanatório para tuberculosos em 1924 e desativado nos anos 1960, o Parque Vicentina Aranha tornou-se uma grande atração local e turística.

Com grande área verde, pista de caminhada, prédios históricos, capelagruta e muito mais, oferece diversas atividades e intensa programação cultural.

 

SEÇÕES DISPONÍVEIS NESTA PÁGINA:

Como chegar

Horário de funcionamento

Contatos

Quanto custa

Estrutura e Acessibilidade

Atividades Culturais

Dicas e Curiosidades

Galeria (imagens e vídeo)

Data de atualização, fontes, créditos e mais

 

Como chegar no Parque Vicentina Aranha

O acesso para visitantes é pela portaria principal na R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana

Há uma entrada lateral, pela Avenida São João, mas utilizada somente aos domingos para visita à feira agroecológica.

Links para o mapa (GPS):

Abrir no Google Maps

Abrir no Waze

 

Horário de Funcionamento

O Parque: abre todos os dias, das 6h às 21h

Capela Sagrado Coração de Jesus: missas aos domingos, às 12h e na primeira sexta feira do mês às 19h30 (Sábados são reservados para casamentos)

Parque de Biodiversão: terça a domingo, das 9h às 18h

Feira de Artesanato Mãos e Arte: domingos, das 9h às 13h

Feira Agroecológica: domingos, das 9h às 13h

Vicentina de portas abertas (visita guiada): às quintas, com 15 vagas, mediante agendamento pelo e-mail do parque

Práticas Corporais Chinesas: quintas e sábados, das 8h30 às 9h30

Biblioteca ao ar livre: domingos, das 9h às 12h

Cantos de leitura: sábados e domingos, das 9h às 18h

Memorial Pe. Rodolfo Komorek: diariamente, das 9h às 19h, com monitoria aos sábados e domingos, das 10h às 13h

Lojinha oficial: segunda à sexta, das 9h às 16 (na recepção) e domingos, das 10h às 13h (varanda da sala de leitura)

Algumas atividades seguem uma programação especial como:

Grupo de apoio ao parto, amamentação, paternidade e maternidade (Roda Bebedubem), Bordando no Vicentina, Quadradinho do bem (tricô e crochê), Observatório de pássaros e Ciência no Parque.

Acompanhe detalhes de todas estas e outras atividades do parque nesta página do site oficial.

E outros destaques aqui, como: Parque de Biodiversão, Arte nas ruas, música, dança e campanhas solidárias.

 

Contatos

Site oficial (possui atendimento por chat)

Facebook oficial

Instagram oficial

E-mail

Telefone: (12) 3911-7090

 

Quanto Custa

Gratuita a entrada e todas as atividades culturais

 

Estrutura e Acessibilidade

Estacionamento

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

De segunda a sexta, das 6 às 19h, é proibido estacionar na R. Eng. Prudente Meireles de Morais, onde fica a portaria.

Mas, a qualquer dia e horário, é possível estacionar nas avenidas laterais ou proximidades, ou procurar por estacionamentos pagos.

Como nos horários de pico e manhãs de sábado e domingo, as três vias que margeiam o parque costumam lotar, nossa sugestão é estacionar na Praça Romão Gomes, a apenas 540 metros do parque.

Note que algumas ruas, como a 9 de Julho, possuem controle de estacionamento rotativo (Zona Azul). Saiba aqui como estacionar na Zona Azul.

Para os ciclistas, há bicicletários no entorno do parque, na calçada, ao lado da portaria e na rua, na Av. São João, que podem ser vistos nas nossas fotos.

 

O Parque

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

Com 84.500 m², sendo 80% de área verde, o Vicentina Aranha funciona como parque desde 2007, quando o antigo Sanatório foi adquirido pela prefeitura.

São cerca de 3 mil árvores de mais de 120 espécies diferentes, proporcionando beleza e muita sombra aos visitantes do parque.

O parque é acessível, com rampas desde a calçada, com exceção de alguns prédios que ainda estão em obras de restauração ou reforma.

Com boa iluminação noturna, localizado em uma área segura da cidade, o parque conta com vigilantes e possui um ambiente bastante familiar, com público de todas as idades.

Embora seja espaçoso, é um dos principais pontos de lazer da cidade e costuma lotar aos finais de semana, em especial aos domingos, com missa e outros eventos.

banheiros comuns e adaptados, fraldário e também bebedouros espalhados pelo parque, inclusive com água gelada.

horário para o trancamento dos banheiros fora da portaria, incluindo os adaptados. Caso necessário, basta solicitar, na portaria, a abertura.

É proibido subir nas árvores, brincar com bola (exceto para crianças com até 5 anos) e entrar com skates, patins e similares, assim como bicicletas, exceto com aro até 14.

Também é proibido o comércio ambulante, equipamentos de som e eventos que incluam alimentos e bebidas, que não tenham sido previamente autorizados.

E ainda, não é permitido entrar com animais de estimação, correr atrás ou alimentar os animais do parque, entrar com bexigas ou balões e entrar ou consumir bebidas alcóolicas e fumar no interior do parque.

Existe uma rede wi-fi gratuita disponível no parque, mas requer um pequeno cadastro e também notamos bastante instabilidade.

Com tanta área verde e, apesar de toda sombra, considere o uso de repelentes e protetor solar, de acordo com os seus hábitos.

 

Ambientes

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

O parque conta com uma academia ao ar livre e pista de caminhada, com cerca de 1 km de percurso, de terra batida, plana e em boas condições.

Com alguns quiosques, muita sombra e bancos espalhados pelo parque, você poderá colher para consumir no local, frutas como: acerola, abacate, laranja, manga, etc.

Exceto em dias de feiras e eventos, que pode contar até com food trucks, o único comércio de alimentos ou bebidas dentro do parque é um quiosque de água de coco.

No entanto, há lanchonetes, sorveterias e diversos comércios nas redondezas, enquanto dentro do parque, piqueniques são liberados, desde que a área utilizada seja deixada limpa.

Piqueniques não devem ser confundidos com eventos, já citados no item acima, sendo proibido levar mesas, cadeiras e materiais para comemorações particulares.

Entre os animais presentes no parque, as grandes estrelas são as galinhas d´angola, mas você também poderá ver perus, coelhos, garnisés, patos e marrecos.

O Parque de Biodiversão oferece um espaço para as crianças realizarem experiências sensoriais e motoras por meio de várias atividades ao ar livre.

Rodeada por belos jardins, destaca-se no parque, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1935, com donativos do Conde Antonio de Toledo Lara.

Ainda há uma gruta, dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, construída em 1938, a pedido das irmãs da Congregação de São José Chambéry, a qual pertenciam parte das enfermeiras do sanatório.

Tanto a capela quanto a gruta, são administradas pela Cúria Diocesana de São José dos Campos, sob responsabilidade da Paróquia Sagrada Família.

O Parque Vicentina Aranha possui seis pavilhões: Central, São José, São João, Alfredo Galvão, Marina Crespi e Cia Paulista, entre outras áreas e construções históricas (veja aqui).

 

Atividades Culturais do Vicentina Aranha

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

O Parque dispõe uma série de atividades fixas e outras que acontecem conforme programação específica, como citamos no tópico: horário de funcionamento, acima.

A seguir, citamos várias formas de conhecer, consultar ou acompanhar tudo que o Vicentina Aranha oferece, com alguns detalhes mais relevantes.

Nesta página do site oficial estão a maior parte das atividades fixas do parque com informações, horários e local de realização.

Algumas destas precisam ser consultadas nos destaques da programação do parque, juntamente com outras que também são rotineiras, mas não constam na página acima.

A melhor forma de não perder nada, é acompanhando o caderno de programação mensal, que você encontra nesta página.

Como o parque contempla rica quantidade de eventos e atividades, com boas fontes de informação oficial (além das redes sociais), vamos nos concentrar apenas em listar atividades que costumam fazer parte da programação:

  • Feira Agroecológica Naturalmente;
  • Feira de Artesanato Mãos e Arte;
  • Observatório de Pássaros (veja o guia);
  • Vicentina Literária (troca de livros);
  • Biblioteca ao ar livre e cantos de leitura;
  • Visitas guiadas aos prédios históricos e memorial Pe. Rodolfo Komorek;
  • Ciência no parque (com experimentos científicos);
  • Tricô, crochê, bordado, incluindo atividades solidárias;
  • Grupos de parto, amamentação, paternidade e maternidade;
  • Sessões de Cinema no Parque e shows;
  • Oficinas de arte e exposições temporárias;
  • Palestras, eventos e aulas de dança e música;
  • Missas, casamentos e terços;
  • Meditação e Práticas Corporais Chinesas;
  • Atividades artísticas, cênicas, culturais e outras;
  • Brincadeiras e atividades infantis, adultas e para todas as idades;
  • Exposição de orquídeas entre outras;
  • Campanhas solidárias.

Uma vez ao ano, normalmente em setembro, o Vicentina Aranha promove a FLIM (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha).

A FLIM oferece oficinas, workshops, shows, mesas de debate e outras atividades gratuitas, programação em braile e todas as mesas com tradução em libras.

Se necessário, entre em contato com o parque para informações mais precisas sobre a atividade do seu interesse.

 

Dicas e Curiosidades

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

Vicentina e a tuberculose

  • Vicentina de Queiroz Aranha, esposa do então senador Olavo Egídio de Souza Aranha, era uma dama da sociedade preocupada com a epidemia de tuberculose que assolava a capital paulista.
  • Foi a responsável pelo início da campanha para construção de um sanatório que cuidasse dos doentes em local apropriado, fora da capital, mas faleceu em 1916, oito anos antes da construção do mesmo.
  • O projeto que levou seu nome foi tocado pelo seu marido Olavo e pelo genro Paulo Setúbal (hoje, nome de rua em São José dos Campos), que finalizaram o projeto em 1924.
  • O Sanatório Vicentina Aranha foi um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina.

 

São José dos Campos e a tuberculose

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

  • São José dos Campos foi escolhida para abrigar o sanatório devido às suas condições climáticas favoráveis ao tratamento de doenças pulmonares.
  • Embora hoje seja uma doença controlada, a tuberculose chegou a ser conhecida como “o mal do século”, no século XIX.
  • Antes da descoberta do antibiótico estreptomicina, em 1946, os sanatórios eram praticamente o único jeito de tentar conter a doença, que chegou a ser responsável por uma em cada seis mortes na França por volta de 1918.
  • Muitas pessoas que chegaram à São José dos Campos para serem tratadas acabaram fincando raízes na cidade, e suas famílias permanecem até hoje.
  • Sendo assim, é seguro dizer que o Vicentina Aranha influenciou, decisivamente, no crescimento da cidade, inclusive lançando as bases de infraestrutura que depois tornariam a cidade um berço para diversas indústrias.
  • Hoje o parque se encontra em uma área nobre da cidade, mas durante muito tempo dizia-se que as pessoas evitavam morar em São José dos Campos, ou até mesmo passar por ela, devido ao Sanatório Vicentina Aranha, pois a tuberculose era uma doença com alta taxa de mortalidade.
  • Esse período ficou conhecido como a “Fase Sanatorial” da cidade. Mas isso é passado, e o parque é totalmente seguro em todos os aspectos!

 

O Sanatório

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos-SP PraTurista

  • As instalações do antigo sanatório são tombadas pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e também pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
  • O patrimônio arquitetônico do parque é obra do escritório de Ramos de Azevedo, um dos mais famosos arquitetos do Brasil que tem em seu currículo obras como o Teatro Municipal de São Paulo, o Mercado Municipal de São Paulo e a Pinacoteca do Estado, todos na capital paulista.
  • Seu escritório chegou a contar com mais de 500 funcionários entre o final do século XIX e princípios do século XX.
  • Os prédios que pertenciam ao sanatório seguem sendo restaurados para atendimento universalizado e é possível ajudar na conservação e nas obras de restauro como pessoa física ou jurídica. Mais detalhes aqui.
  • Quando construído, o sanatório se encontrava fora da cidade, em uma área, então, isolada e tranquila. As árvores auxiliavam na proteção contra os ventos frios e os pavilhões eram dispostos com alguma distância entre si, o que permitia a circulação do ar. Seus limites se estendiam até o Ribeirão Vidoca.
  • Após a descoberta dos tratamentos com antibióticos, o sanatório gradativamente foi diminuindo suas atividades até ser transformado num Hospital Geriátrico, desativado em 2003.
  • Desapropriado pela prefeitura de São José dos Campos desde 2011, o parque é gerido pela AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), que é uma associação sem fins lucrativos.
  • Uma curiosidade bem mais recente é que o Parque Vicentina Aranha foi selecionado como um dos cenários da série original brasileira “O Escolhido” da Netflix, lançada em julho de 2019.

 

Galeria de Fotos

Nossas imagens mesclam visitas em épocas diferentes, podendo resultar em pequenas alterações no cenário, sem perder as características do ambiente.

A forma mais gostosa de ver as fotos: Assista nosso vídeo!

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

 

Última atualização desta página: 10/04/2023

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

 

Atrativos próximos

Parque Santos Dumont

 

 

Fontes, Créditos e outros

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista ao Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos;
Vídeo oficial do PraTurista no Parque Vicentina Aranha;
→ Google Maps – Parque Vicentina Aranha;
→ Google Maps – Praça Romão Gomes;
→ Google Maps – Rua Paulo Setúbal;
→ Waze – Parque Vicentina Aranha;
Site oficial – página inicial (links de páginas específicas estão distribuídos ao longo do texto);
Site oficial – perguntas frequentes (importante);
Guia de aves – Parque Vicentina Aranha;
Facebook oficial;
Instagram oficial;
AFAC;
FLIM;
CONDEPHAAT;
Ipatrimônio (e COMPHAC);
Diocese de São José dos Campos;
Paróquia Sagrada Família (casamentos);
Zona Azul São José dos Campos – EYSA;
Congregação de São José Chambéry;
→ Vicentina de Queiroz Aranha – Recanto das letras;
Ribeirão Vidoca;
Tabela – aros de bicileta;
Diferença entre pato, ganso, marreco;
→ Dicio – fraldário;
Foursquare;
TripAdvisor.

Wikipedia:
bicicletário;
estreptomicina;
food truck;
galinhas d’angola;
garnisés;
Nossa Senhora de Lourdes;
Olavo Egídio de Souza Aranha;
Paulo Setúbal;
Ramos de Azevedo;
sobre o Conde Antonio de Toledo Lara;
Sagrado Coração de Jesus;
tuberculose;
wi-fi;
Zona Azul.

 

 

Se você mora ou vai passar por São José dos Campos, a visita ao Parque Vicentina Aranha é obrigatória.

Concorda? Comente!