Passeio Virtual: Estação Espacial Internacional

Baixa Órbita Terrestre – Termosfera

Passeio Virtual: Estação Espacial Internacional PraTurista
Fonte: NASA

Claro que você já ouviu falar da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), deve ter visto notícias, fotos ou vídeos, em especial dos astronautas flutuando lá dentro…

Para aqueles que sonham em dar uma voltinha fora da Terra, ou para quem pensa em dar a volta ao mundo, não haveria forma mais rápida, já que ela viaja a mais de 27 mil km/h.

Mas o que trazemos aqui é a possibilidade do passeio virtual pela Estação Espacial Internacional e muitas outras curiosidades bem interessantes.

Vamos falar primeiro de como fazer o passeio e depois sobre as outras coisas interessantes só para quem for mais curioso.

 

O passeio virtual na Estação Espacial Internacional (EEI)

Passeio Virtual: Estação Espacial Internacional PraTurista
Captura de tela da abertura do Google Earth

Quem garante este passeio é o Google Earth, que você acessa clicando aqui.

Aguarde a página carregar e você verá, no canto direito (se estiver no computador) ou na parte inferior da tela (se estiver no smartphone), as opções dos módulos para você visitar.

Não feche este menu ou terá que abrir a página novamente para acessá-lo.

Uma vez dentro da Estação você pode se mover como quiser, com o mouse ou tocando na tela, arrastando ou utilizando as setas indicativas. E também pelo menu, caso não o tenha fechado.

Na parte inferior deste menu, você também pode avançar ou retroceder entre os compartimentos (módulos) e pode voltar no menu inicial clicando em “Table of contents”.

Outra maneira de fazer um ótimo tour pela Estação Espacial é tendo um astronauta como guia, nos vídeos oficiais da NASA, neste link (em inglês, mas é legal mesmo para quem não entende inglês).

 

Curiosidades e outras informações

Passeio Virtual: Estação Espacial Internacional PraTurista
Captura de imagem do Google Earth

De troca de tripulação e manobras, substâncias tóxicas e perda de comunicação até o esperado e dramático fim da estação, não faltam notícias, mas aqui importa apenas o que ainda temos.

A Estação Espacial Internacional (EEI) é mais ou menos do tamanho de um campo de futebol e pesa cerca de 450 toneladas.

Ela se move a quase 28 mil km por hora, completando mais de 15 voltas ao redor da Terra todos os dias.

Tudo isso a 408 km de distância da Terra, em Órbita Terrestre Baixa, numa área chamada Termosfera.

A EEI realiza pesquisas em vários campos, incluindo astrobiologia, astronomia, pesquisa humana, medicina espacial e ciências da vida, físicas, dos materiais, clima espacial e clima na Terra (meteorologia).

 

Aos mais interessados, seguem outros links com informações valiosas

No site Astroviewer.net você tem a posição da Estação em tempo real, com a vista a partir da Estação e, no menu “Observação”, informações para ver a Estação passando a partir da terra.

Se quiser encontrar a Estação a partir do site oficial da NASA (em inglês), clique aqui.

A primeira parte deste vídeo do Olhar Digital traz um ótimo e rápido resumo sobre toda esta história de ‘Estação Espacial Internacional’ depois de ter completado 50 anos.

Nesta página do Mundo Educação (UOL) estão informações sobre a Estação e um esboço que demonstra suas dimensões.

Aqui, uma reportagem atual e muito interessante sobre a Estação – basta ir rolando a tela, ativar o áudio da página e acompanhar as informações. Vale a pena!

Enfim, nem Estados Unidos, nem Rússia, mas a Estação é fruto de uma colaboração internacional. Veja esta matéria do Canaltech, bastante completa sobre a ISS, com detalhes sobre cada módulo.

Este é o site oficial da Estação, pela NASA e outras referências podem ser encontradas na página do Wikipedia.

 

E para terminar, 3 nomes importantes:

O brasileiro Marcos César Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro, segundo sul-americano e primeiro lusófono a estar na ISS;

A americana Peggy Whitson, aposentada em 2018, foi a primeira mulher a comandar uma missão na Estação Espacial Internacional, depois a primeira a comandar duas, a mulher mais velha a ir ao espaço (aos 56 anos) e o ser humano que passou mais tempo no espaço, num total de 665 dias;

Christina Koch, entre outros feitos, é a nova recordista feminina de dias contínuos no espaço, apenas 12 dias a menos que o atual recorde masculino (340 dias). Saiba mais aqui.

 

 

Atualizado em 27/08/2023 – saiba mais sobre nossa garantia de atualização.

Conheça outras possibilidades de passeios virtuais aqui.

Utilize os botões abaixo para compartilhar esta página e deixe seu comentário.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!