Cachoeira em São Carlos – “2 Pilar” – São Carlos-SP
Cachoeira 2 Pilar São Carlos – no Jardim Embaré
Esta cachoeira em São Carlos, aparece no Google com o nome: “Cachoeira 2 Pilar São Carlos” e possui diversos comentários e fotos.
No entanto, não encontramos uma fonte que pudesse confirmar o nome desta cachoeira. Tudo que dá para saber é que o córrego parece vir da Fazenda Embaré, a menos de 1 km dali.
No meio de uma APP, seu acesso passa por uma por uma propriedade particular, com passagens construídas e abertas e trilhas bastante batidas, o que representa fluxo constante de pessoas.
A primeira etapa do passeio leva até a parte de cima da cachoeira, é bem tranquila e já vale a pena pela vista e pela água, aparentemente muito limpa, até com peixinhos.
Onde fica esta cachoeira em São Carlos
O início da trilha (que explicamos no tópico abaixo) é pela R. Gildo Nonato, quase em frente a R. Aginaldo Melo Nunes, como pode ser visto no mapa.
Daí em diante, o percurso seria a pé ou de bike.
Links para o mapa (GPS):
Indicação da trilha (em amarelo):
Horário de Funcionamento
Sempre aberto
Contatos
Não encontramos
Quanto Custa
Gratuito
Estrutura e Acessibilidade
O acesso
Se você estiver de bike, é possível pedalar até a trilha que leva ao topo da cachoeira, mas no estilo MTB, ou mesmo que não seja pedalando, dá para chegar no topo da cachoeira com ela.
De carro ou moto, para maior segurança, a sugestão é estacionar antes de chegar na R. Gildo Nonato, para que seu veículo fique entre as casas do bairro e não isolado na frente de um pasto.
Aí, tudo que você precisa fazer é identificar, na cerca, a passagem que mostramos na imagem acima e entrar. (É apertado mesmo).
Entrando, passe para o lado direito da cerca que verá à sua frente e permaneça na trilha até a próxima cerca, onde haverá uma nova passagem, como a primeira.
Após esta nova passagem, siga à direita, descendo pelo aceiro entre o pasto (direita) e a mata (esquerda) até avistar a trilha de acesso à mata (veja na foto abaixo).
A trilha
Até aqui, você deve ter andado apenas uns 400 metros, mas não é garantido que o mato ou o pasto estejam baixos, então a aventura já pode ter começado.
Já chegamos a ter que por crianças pequenas nos ombros, por causa da altura do pasto, mas isso não evitou o passeio. Na pior das hipóteses, volte outro dia.
Enfim, terminando a trilha do pasto e chegando na trilha da mata (APP), tudo se transforma: a paisagem, a temperatura, o cheiro, a umidade, e você estará prestes a ouvir o som da água.
Então, basta caminhar mais um pequeno trecho (menos de 100 metros) por dentro da mata e estará no topo da cachoeira e de frente para o Vale.
A descida
Em sua chegada no topo da cachoeira, poderá notar uma água calma, transparente e, se tiver sorte, vários peixinhos (como na última foto da nossa galeria).
A cachoeira se divide em 2 quedas: a primeira com cerca de 2 ou 3 metros de altura, formando um pequeno poço para banho, mas bem perigoso, pois logo à diante fica a queda mais alta.
A queda maior parece ter mais de 10 metros, mas você pode tirar suas próprias conclusões nas fotos da sequência.
Para descer a primeira queda já é um pouco arriscado, mas para chegar na base da cachoeira, aí realmente é necessário um mínimo preparo físico e bastante vontade.
Atravessando o rio, a trilha continua com uma pequena elevação e depois, à esquerda, já mostra sua descida, com um percurso bem curto e que basta seguir se apoiando nas árvores.
Mas na sequência, tudo se complica um pouco e só não fica inviável, porque fizeram o grande favor de fixar um cabo de aço ao pé de uma árvore.
Dali em diante, a descida é quase vertical, com pedras lisas ou que desmancham com facilidade (viram areia), troncos podres e bastante vegetação (a depender da época).
O local não oferece nenhum tipo de estrutura e a descida é bem íngreme, mas é curta e nada impossível. Não recomendado para quem não tem alguma experiência.
Detalhes sobre a Cachoeira 2 Pilar São Carlos
Lá embaixo, não há formação de poço e as pedras demonstram certa fragilidade com a frequente aparência de pequenos desmoronamentos. Fique atento!
Mas dá para chegar embaixo da cachoeira e as pedras ao lado esquerdo fazem parecer a entrada de uma caverna.
Apesar de ser um atrativo incrível, trata-se de um ambiente rústico, sem estrutura e que requer um espírito aventureiro.
Mas se você não for do tipo tão aventureiro, contente-se em chegar somente até lá no topo, porque realmente vale o passeio, com uma vista recompensadora.
Dicas e Curiosidades
- Ainda sobre a denominação da cachoeira, você também poderá encontrar: Cachoeira ‘Fifi de Magalhães’ ou apenas ‘dos Magalhães’. Mas trata-se da mesma cachoeira.
- É sempre bom lembrar, conforme seu hábito, do protetor solar e de repelentes.
- Existem outros pontos de acesso, trilhas e caminhos que se cruzam com os que citamos, mas indicamos o que consideramos mais fácil e coerente.
- Sobre o córrego que flui para a cachoeira encontra-se a denominação Rio da Fazenda Maria, mas a indicação mais precisa parece estar neste link, como Córrego da Fazenda.
- Esta fazenda, no caso, seria a Embaré, onde estaria a nascente, o que explicaria a água calma e transparente, que logo vai desembocar no Córrego da Ema, já no município de Ibaté.
- Em comentários (Google), nota-se algum problema com esgoto em 2020, mas nós sempre encontramos a água muito limpa, com exceção do lixo deixado por ‘seres’ (humanos) mal educados.
- Por se tratar de um ambiente natural, ficamos expostos à presença de diversos tipos de animais, especialmente insetos e aranhas, como as do gênero Nephila (aranha do fio de ouro).
- Há vários sites, como neste link, com foto de uma igualzinha a que encontramos, dizendo que “apesar do tamanho, não são peçonhentas”, mas não é bem assim… Cuidado!
Galeria de Fotos
Nossas imagens abaixo mesclam visitas em épocas diferentes, podendo resultar em pequenas alterações no cenário, sem perder as características do ambiente.
A forma mais gostosa de ver as fotos: Assista nosso vídeo!
Para sua melhor experiência com as imagens:
No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.
Última atualização desta página: 23/09/2023
Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.
Outras cachoeiras em São Carlos
Cachoeira do Itararé – Santa Eudóxia
Cachoeira da Fazenda Invernada
Fontes
Outros créditos ou links não vinculados no texto
→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista nesta Cachoeira em São Carlos;
→ Esta cachoeira de São Carlos não está no TripAdvisor.