Cachoeira da Alegria – São Carlos-SP

Cachoeira da Alegria - São Carlos-SP PraTurista

A Cachoeira da Alegria fica imediatamente após uma das barragens do Ribeirão dos Negros, principal rio da Represa 29, e que também forma a Cachoeira Babilônia, alguns quilômetros antes.

Há pouca informação disponível sobre esta cachoeira que, inclusive, teve sua paisagem e acesso totalmente modificados, depois de um longo período de fortes chuvas em 2022.

É muito fácil chegar à barragem e ao topo da cachoeira mas, atualmente, descer pode ser bastante arriscado, ainda que não seja impossível.

SEÇÕES DISPONÍVEIS NESTA PÁGINA:

Como chegar

Horário de funcionamento

Estrutura e Acessibilidade

Dicas e Curiosidades

Galeria (imagens e vídeo)

Data de atualização, fontes, créditos e mais

Como chegar na Cachoeira da Alegria

Vamos separar as possibilidades, conforme seu ponto de partida.

Partindo de São Carlos

O melhor acesso é pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, que é toda asfaltada até chegar na Represa 29.

Partindo do Distrito de Água Vermelha, assim como dos bairros Maria Stella Faga, Munique ou Itamarati, também é possível chegar por estradas de terra (boa opção para ciclistas).

Continue em frente, agora por terra, sentido Ipiranga Agroindustrial, com a represa à sua esquerda, por 2,9km.

Conforme início da linha amarela, no mapa acima, vire à esquerda e imediatamente à direita, numa estrada com postes no centro e que costuma ter bastante areia, cuidado!

Continue por 500m, passe a primeira curva à esquerda e vire imediatamente na próxima, contornando a mata à sua esquerda, com o canavial à sua direita.

Pronto, basta continuar até encontrar um espaço mais amplo, onde poderá ver a barragem e estacionar, se não estiver de bike.

Partindo de Santa Eudóxia ou de Descalvado

Caso você saia de Santa Eudóxia ou de Descalvado e não queira dar toda a volta que o GPS o orientará, basta acrescentar um destino intermediário.

Inclua uma parada em Ipiranga Agroindustrial S.A. – Unidade Descalvado e pronto, o GPS o levará pela estrada de terra. Compare e faça a sua opção.

Neste caso, você deverá encontrar a linha rosa, no mapa acima, e concluir o trajeto seguindo a linha amarela.

É possível virar antes do trajeto rosa rosa encontrar-se com o amarelo, mas não é garantido que estas travessas no canavial estejam sempre abertas ou livres. Portanto, indicamos o percurso mais seguro.

Caso saia de Santa Eudóxia, note, no GPS, que não é necessário seguir até a usina, podendo entrar à direita, em vez da esquerda, quando chegar na estrada que dá acesso à usina.

Links para o mapa (GPS):

Abrir no Google Maps

Abrir no Waze

Horário de Funcionamento

Espaço aberto, sem portões, placas ou informações.

Estrutura e Acessibilidade

Cachoeira da Alegria - São Carlos-SP PraTurista

Trata-se de um ambiente bastante rústico, sem custos, sem contatos, e seu celular pode ficar sem sinal.

Com exceção da barragem e de certo espaço para estacionar, não há qualquer tipo de estrutura, segurança, banheiros, enfim, nada.

Com apoio, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem facilmente ver a barragem, o rio canalizado e a parte de cima da cachoeira.

Na parte do trajeto que contorna a mata próxima da barragem, existem algumas clareiras com acesso ao rio, sempre com pescadores.

Por fim, sobre a água não encontramos informações quanto à sua qualidade, mas também nada que a desqualifique, ou incidentes referentes às suas propriedades ou poluição.

A Cachoeira da Alegria

Cachoeira da Alegria - São Carlos-SP PraTurista

Quem conhecia o local até 2022, pode se surpreender com uma nova visita, pois o trecho de terra elevado que encontrava com uma ponte para atravessar o rio foi completamente destruído.

Isso tornou a travessia bastante perigosa, a depender do volume de água que passa pela barragem (nossas fotos deixarão isso mais claro).

O acesso ao rio e a parte de cima da cachoeira é bastante simples. Já a descida, é feita pela outra margem do rio, mas também foi bastante danificada, tornando-se um segundo ponto de risco.

A queda próxima da barragem é bastante volumosa e forma um grande poço com um bom nível de água. Seguindo a corredeira, há uma segunda queda, bem menor e menos conhecida, mas muito interessante.

Dicas e Curiosidades

Galeria de Fotos

Nossas imagens mesclam visitas em épocas diferentes, podendo resultar em pequenas alterações no cenário, sem perder as características do ambiente.

A forma mais gostosa de ver as fotos: Assista nosso vídeo!

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

Atualizado: 28/09/2023

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

Atrativos Próximos

Represa 29

Atrativos Relacionados

Cachoeira 2 Pilar

Cachoeira Babilônia

Cachoeira da Fazenda Invernada

Cachoeira do Itararé

Fontes

Outros créditos ou links não vinculados no texto.

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista à Cachoeira da Alegria;
→ A cachoeira da Alegria não está no TripAdvisor.

O que achou? Já conhecia? Comente!