Cachoeira da Alegria – São Carlos-SP
A Cachoeira da Alegria fica imediatamente após uma das barragens do Ribeirão dos Negros, principal rio da Represa 29, e que também forma a Cachoeira Babilônia, alguns quilômetros antes.
Há pouca informação disponível sobre esta cachoeira que, inclusive, teve sua paisagem e acesso totalmente modificados, depois de um longo período de fortes chuvas em 2022.
É muito fácil chegar à barragem e ao topo da cachoeira mas, atualmente, descer pode ser bastante arriscado, ainda que não seja impossível.
SEÇÕES DISPONÍVEIS NESTA PÁGINA:
Data de atualização, fontes, créditos e mais
Como chegar na Cachoeira da Alegria
Vamos separar as possibilidades, conforme seu ponto de partida.
Partindo de São Carlos
O melhor acesso é pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, que é toda asfaltada até chegar na Represa 29.
Partindo do Distrito de Água Vermelha, assim como dos bairros Maria Stella Faga, Munique ou Itamarati, também é possível chegar por estradas de terra (boa opção para ciclistas).
Continue em frente, agora por terra, sentido Ipiranga Agroindustrial, com a represa à sua esquerda, por 2,9km.
Conforme início da linha amarela, no mapa acima, vire à esquerda e imediatamente à direita, numa estrada com postes no centro e que costuma ter bastante areia, cuidado!
Continue por 500m, passe a primeira curva à esquerda e vire imediatamente na próxima, contornando a mata à sua esquerda, com o canavial à sua direita.
Pronto, basta continuar até encontrar um espaço mais amplo, onde poderá ver a barragem e estacionar, se não estiver de bike.
Partindo de Santa Eudóxia ou de Descalvado
Caso você saia de Santa Eudóxia ou de Descalvado e não queira dar toda a volta que o GPS o orientará, basta acrescentar um destino intermediário.
Inclua uma parada em Ipiranga Agroindustrial S.A. – Unidade Descalvado e pronto, o GPS o levará pela estrada de terra. Compare e faça a sua opção.
Neste caso, você deverá encontrar a linha rosa, no mapa acima, e concluir o trajeto seguindo a linha amarela.
É possível virar antes do trajeto rosa rosa encontrar-se com o amarelo, mas não é garantido que estas travessas no canavial estejam sempre abertas ou livres. Portanto, indicamos o percurso mais seguro.
Caso saia de Santa Eudóxia, note, no GPS, que não é necessário seguir até a usina, podendo entrar à direita, em vez da esquerda, quando chegar na estrada que dá acesso à usina.
Links para o mapa (GPS):
Horário de Funcionamento
Espaço aberto, sem portões, placas ou informações.
Estrutura e Acessibilidade
Trata-se de um ambiente bastante rústico, sem custos, sem contatos, e seu celular pode ficar sem sinal.
Com exceção da barragem e de certo espaço para estacionar, não há qualquer tipo de estrutura, segurança, banheiros, enfim, nada.
Com apoio, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem facilmente ver a barragem, o rio canalizado e a parte de cima da cachoeira.
Na parte do trajeto que contorna a mata próxima da barragem, existem algumas clareiras com acesso ao rio, sempre com pescadores.
Por fim, sobre a água não encontramos informações quanto à sua qualidade, mas também nada que a desqualifique, ou incidentes referentes às suas propriedades ou poluição.
A Cachoeira da Alegria
Quem conhecia o local até 2022, pode se surpreender com uma nova visita, pois o trecho de terra elevado que encontrava com uma ponte para atravessar o rio foi completamente destruído.
Isso tornou a travessia bastante perigosa, a depender do volume de água que passa pela barragem (nossas fotos deixarão isso mais claro).
O acesso ao rio e a parte de cima da cachoeira é bastante simples. Já a descida, é feita pela outra margem do rio, mas também foi bastante danificada, tornando-se um segundo ponto de risco.
A queda próxima da barragem é bastante volumosa e forma um grande poço com um bom nível de água. Seguindo a corredeira, há uma segunda queda, bem menor e menos conhecida, mas muito interessante.
Dicas e Curiosidades
- Não conte muito com sinal de celular na região da Cachoeira da Alegria e da Represa do 29.
- Repelente e protetor solar vão de acordo com os hábitos de cada um, mas vale a lembrança.
- No trajeto da Estrada Guilherme Scatena, próximo à represa, existe um bar, mas não temos informações sobre seu horário de funcionamento.
- Aparentemente, a barragem em questão, é uma das utilizadas pela Usina Hidrelétrica Capão Preto, conforme páginas 78 e 83 do Atlas Sanca.
- Ainda não encontramos, mas segundo pescadores e comentários pela web, parece ser comum a presença de algumas serpentes camufladas por ali.
- Em 2022, chuvas fortes e prolongadas destruíram muita coisa na região de São Carlos, incluindo a mudança no cenário da Cachoeira da Alegria (foi declarada situação de emergência).
- Deixamos aqui um vídeo do canal Expedição Cidades Br, para relembrar como era o acesso à cachoeira.
- E do Instagram @sccachoeiras, este outro, que mostra a parte mais para baixo da cachoeira, que citamos acima e mais este, onde a queda já é conhecida como Cachoeira da Felicidade.
Galeria de Fotos
Nossas imagens mesclam visitas em épocas diferentes, podendo resultar em pequenas alterações no cenário, sem perder as características do ambiente.
A forma mais gostosa de ver as fotos: Assista nosso vídeo!
Para sua melhor experiência com as imagens:
No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.
Atualizado: 28/09/2023
Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.
Atrativos Próximos
Atrativos Relacionados
Cachoeira da Fazenda Invernada
Fontes
Outros créditos ou links não vinculados no texto.
→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista à Cachoeira da Alegria;
→ A cachoeira da Alegria não está no TripAdvisor.
O que achou? Já conhecia? Comente!