Cerrado da UFSCar – São Carlos-SP

Universidade Federal de São Carlos

Trilha da Natureza

Cerrado da UFSCar - São Carlos-SP PraTurista

Conhecido simplesmente como Cerrado, trata-se de um fragmento deste bioma (cerrado), dentro do campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O Cerrado da UFSCar é área protegida e utilizada para educação e pesquisas, mas também um ótimo ambiente natural para corrida, caminhada, passeios à pé ou de bike e fotos.

 

SEÇÕES DISPONÍVEIS NESTA PÁGINA:

Como chegar

Horário de funcionamento

Contatos

Quanto custa

Estrutura e Acessibilidade

Dicas e Curiosidades

Galeria (imagens e vídeo)

Data de atualização, fontes, créditos e mais

 

Como chegar no Cerrado da UFSCar

O acesso para o início das trilhas do Cerrado fica dentro da UFSCar, próximo da portaria norte (Rodovia Eng. Thales de Lorena de Peixoto Jr (SP-318), km 238), ao lado do prédio do DeGR (Departamento de Gestão de Resíduos).

Como a portaria norte nem sempre fica aberta, recomendamos o acesso pela portaria sul (Rodovia Washington Luís (SP-310), Km 235).

Conforme demonstrado no mapa abaixo, entrando pela portaria sul (A), mantenha-se na Av. do Bosque até encontrar portaria norte e suba, à direita, para chegar à entrada do Cerrado, na esquina da Rua das Gralhas (B):

Caso precise identificar-se na portaria, basta informar que vai dar uma volta pelo campus.

Links para o mapa (GPS):

Para chegar na portaria sul e depois seguir nossa orientação acima:

Abrir no Google Maps, ou abrir no Waze.

Para ir direto para o cerrado, por algum motivo desconhecido, Google e Waze variam por rotas e contornos desnecessários e, normalmente pela portaria norte, mas estes são os links corretos:

Abrir no Google Maps, ou abrir no Waze.

 

Atenção!

Como qualquer pessoa pode adicionar locais no Google Maps, há vários “nomes” publicados e com avaliações, que são apenas pontos específicos dentro do próprio cerrado. Veja alguns exemplos:

Caminho da Floresta, Cerradinho da UFSCar, Eucaliptos do Cerrado, Represa, Sede dos Escoteiros e até mesmo o “Cerrado da UFSCar” marcado num local diferente.

 

Horário de Funcionamento

Diferente da portaria norte, a portaria sul da UFSCar funciona 24 horas por dia.

O acesso ao Cerrado, a pé ou de bicicleta, é livre, mas obviamente é um local para ser visitado à boa luz do dia, (exceto por pesquisadores ou em visitas monitoradas).

Passeios diurnos e noturnos, com temáticas diferentes (pôr do sol, fotográficas, etc.) são promovidos, oficialmente, pelo grupo Trilha da Natureza:

Não há uma agenda para as visitas monitoradas e a comunicação por e-mail não é eficiente. É necessário acompanhar postagens nas redes sociais, conforme detalhes abaixo.

 

Contatos

Site oficial – Departamento responsável na UFSCar

As informações sobre o Projeto Trilha da Natureza estão no menu Projetos

Telefone: (16) 3306-6462

Instagram da Trilha da Natureza

Facebook da Trilha da Natureza

E-mail da Trilha da Natureza

Linktree com outras informações da Trilha da Natureza;

Informações e orientações para visitas escolares: Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC/USP.

 

Quanto Custa

Trata-se de Universidade pública, com acesso livre e gratuito.

As atividades, quando oferecidas, também são sempre gratuitas.

 

Estrutura e Acessibilidade

Cerrado da UFSCar - São Carlos-SP PraTurista

Chamado de savana brasileira, falamos de um ambiente natural, que apresenta as belezas e os riscos naturais de uma área selvagem.

Não é permitido entrar com seu carro ou moto no cerrado, mas há vários locais para estacionar próximo do acesso que indicamos.

Não encontramos, disponível, uma regulamentação específica da área, apenas grupos e projetos como Trilha da Natureza, Coletivo do Cerrado e Arca do Cerrado.

Além de proporcionar o espaço ideal para atividades de pesquisa, o local é ótima opção para caminhar, correr ou pedalar em meio a natureza característica do cerrado.

Não existe nenhuma estrutura para o visitante, a não ser um quiosque com mesas de madeira, por isso é importante se preocupar com sua hidratação, alimentação e proteção (repelentes, protetor solar, etc.).

Recomenda-se o uso de roupas adequadas como sapatos fechados, calças compridas e agasalho.

Ainda que se trate de um ambiente rústico e com terreno desnivelado, é possível para uma pessoa em cadeira de rodas, desde que acompanhada, aproveitar o passeio, apenas com exceção de certos trechos.

Em passeios monitorados, também é possível consultar a disponibilidade de cadeira de trilha adaptada para pessoa com deficiência.

Apesar da variedade de espécies de plantas e frutas que podem ser encontradas ali, elas são para uso dos moradores, ou seja, dos animais 😉.

Então, não saia colhendo tudo que encontrar pela frente. Assim como não deixe seu lixo espalhado por lá.

Cerrado da UFSCar - São Carlos-SP PraTurista

vias mais largas, outras mais estreitas, e algumas trilhas, incluindo trechos de mata bem fechada, em especial o de mata de galeria, onde a sombra, umidade e mudança de temperatura podem ser notadas de imediato.

Na trilha com acesso a mata de galeria existem partes de um tablado que, infelizmente, foi bastante danificado por um incêndio em 2021.

Por conta da presença de capivaras, alguns trechos, inclusive sinalizados, apresentam risco de infestação de carrapato estrela, e com tanto espaço disponível além desta área, o risco não compensa.

O local é bastante frequentado por ciclistas da região. Ótima opção para singletracks.

Nas visitas monitoradas, é obrigatório o uso de perneiras – uma peça de couro, que protege as pernas contra o tipo de ataque das serpentes comuns daquele ambiente.

Logo, não é recomendado o acesso à mata fechada fora das visitas monitoradas (as perneiras são emprestadas gratuitamente).

Entre caminhada, pausas e explicações, as visitas monitoradas levam cerca de 3 horas.

Mas, exceto pelo cansaço físico que a caminhada proporciona, não há nada que uma criança ou pessoa idosa, desde que motivada, não possa acompanhar.

Para quem se interessar, a Startup Fubá, através do aplicativo Bora, apresenta um tipo de passeio virtual (que também pode ser usado no local), com opções de percursos e informações adicionais sobre o cerrado.

Por mais que pareça, não é uma boa ideia levar o seu animal de estimação para passear no cerrado. E conforme citado nesta reportagem, é proibido!

Falamos de um ambiente selvagem, com serpentes, escorpiões, aranhas, onça e muitas outras ameaças. Mas, seu pet também pode representar uma ameaça, seja como predador, seja através das próprias fezes ou urina. Saiba mais sobre os riscos aqui!

 

Dicas e Curiosidades

Cerrado da UFSCar - São Carlos-SP PraTurista

  • De acordo com esta matéria de 2020, 47 hectares de fragmento do cerrado são de área de preservação permanente, classificada como área de “servidão ambiental“.
  • O cerrado é comparado a um laboratório natural, com grande valor ecológico, educacional e científico. Saiba mais aqui.
  • Por todas as trilhas do Cerrado, quanto mais observador o visitante, mais detalhes perceberá.
  • Com uma fauna tão rica, mesmo que você não encontre os animais, talvez veja suas pegadas ou escute seus sons.
  • Aproveite e sinta os cheiros e as temperaturas. Com olhos atentos, você poderá encontrar de minúsculas formigas até formigueiros gigantes, aranhas, abelhas, libélulas e insetos de todo o tipo.
  • Há tocas de tatu por todos os lados, algumas usadas por eles, outras por oportunistas. Cupinzeiros, às vezes remexidos por tamanduás, pegadas ou fezes de veado, capivara e muitos outros animais.
  • Quem sabe você não vê, de longe, o lobo-guará (dono da pegada abaixo), um saguitucanos, papagaio-verdadeiro, soldadinho, pica-pau. Só não se espera mesmo é encontrar com a onça parda, mas vamos pensar positivo 😅.

Cerrado da UFSCar - São Carlos-SP PraTurista

  • Nos 260 hectares deste bioma, encontram-se algumas nascentes e, pela universidade, também passam os córregos do Monjolinho e do Espraiado, responsáveis por parte importante do abastecimento de água do município de São Carlos.
  • Lobeira, Ananás, Pequi, Guabiroba, Jurubeba, Catuaba… Curioso sobre as plantas do Cerrado? Então clique neste link e veja várias espécies campestres do cerrado, podendo clicar nas imagens para saber mais detalhes sobre cada uma delas.
  • Experimente também passear pelo Campus da UFSCar que é cheio de surpresas: são 672 hectares, que pertenceram à Fazenda Tranchan, adquirida pela Prefeitura Municipal em 1968.
  • A Universidade possui grande parte da fiação (parte elétrica) subterrânea, o que torna as paisagens limpas e mais bonitas, deixando todo o ambiente ainda melhor para fotografia.

 

Galeria de Fotos

Nossas imagens mesclam visitas em épocas diferentes, resultando em pequenas alterações no cenário, sem perder as características do ambiente. Incluindo, por exemplo, a Represa Mayaca, em períodos normais e em períodos de seca total.

A forma mais gostosa de ver as fotos: Assista nosso vídeo!

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

 

Última atualização desta página: 17/09/2023

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

 

Atrativos Próximos

Horto Florestal Municipal

Parque ecológico (Zoológico)

 

Atrativos Relacionados

Bosques Santa Marta e Cambuí

CDCC /USP – São Carlos

Horto Florestal Municipal

Parque ecológico (Zoológico)

Trilha da Capela

 

 

Fontes, Créditos e outros

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista ao Cerrado da UFSCar (incluindo fotos do passeio monitorado “Por do Sol no Cerrado”);
Vídeo oficial do PraTurista no Cerrado;
→ Google Maps – portaria sul UFSCar;
→ Google Maps – acesso ao cerrado;
→ Waze – portaria sul UFSCar;
→ Waze – acesso ao cerrado;
→ Site oficial UFSCar;
→ Site oficial Departamento de Apoio a Educação Ambiental (DeAEA/SGAS) – UFSCar;
→ Site oficial DeAEA/SGAS – UFSCar – projetos, incluindo o Trilha da Natureza;
→ Site oficial – Centro de Divulgação Científica e Tecnológica (CDCC/USP) – Trilha da Natureza;
→ Site oficial – Coletivo do Cerrado;
→ Facebook oficial – Trilha da Natureza;
→ Facebook oficial – Arca do Cerrado;
→ Facebook oficial – Coletivo do Cerrado;
→ Facebook – Cerrado da UFSCar;
Instagram da Trilha da Natureza;
Linktree da Trilha da Natureza;
→ Matéria – G1 – Preservação permanente – UFSCar;
→ Matéria – G1 – Restrição de acesso UFSCar – 2021;
→ Matéria – G1 – Restrição de acesso UFSCar – 2020;
→ Matéria – Prefeitura municipal – Nascente do Espraiado – abastece São Carlos;
→ Matéria – Prefeitura municipal – Cadeira de trilha adaptada;
→ Matéria – UFSCar – Preservação Permanente;
→ Matéria – USP – Cães e gatos em área de conservação;
→ Vídeo – Youtube – Produção da TV UFSCar sobre o Cerrado;
→ Vídeo – Youtube – Produção do Coletivo do Cerrado;
→ Vídeo – G1 – Terra da Gente – 2016 – Animais do Cerrado – na UFSCar;
→ Youtube da Trilha da Natureza;
→ Córrego do Espraiado (parcial) – Open Street Map;
→ Aceiro – Dicio;
→ Cobra / serpente / víbora – Estudo prático;
→ Informações e passeio virtual no Cerrado – Fubá/Bora;
→ Mata de galeria  – Brasil Escola;
→ Plantas do Cerrado – Cerrado Infinito;
→ Sagui – Infoescola;
→ Selvagem – Dicio;
→ Servidão Ambiental – JusBrasil;
→ Veado – Brasil Escola;
Foursquare;
→ O Cerrado da UFSCar não está no TripAdvisor.

Wikipedia:
aceiro;
bioma;
campus;
capivara;
carrapato estrela;
cerrado;
cupinzeiro;
fauna;
lobo-guará;
onça parda;
papagaio-verdadeiro;
pica-pau;
Rio Monjolinho;
sagui;
savana;
singletracks;
soldadinho;
tamanduá bandeira;
tatu;
tucano;
UFSCar.

 

 

Ao compartilhar esta página você também ajuda a promover e proteger um patrimônio natural. Compartilhe!