Estação Cultura – São Carlos-SP
Museu de São Carlos, Jardim da Estação, Ferrovia, Maria Fumaça e Viaduto.
A “Estação Cultura”, antiga Estação da FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.), abriga o Arquivo Histórico e Público da cidade e a Fundação Pró-Memória.
Mas, o espaço se divide em vários atrativos:
Estação Ferroviária
Aberta em 1884 e reformada em 1908, a Estação Ferroviária de São Carlos foi reinaugurada em 1912, já com a fachada atual.
Foi uma das maiores e mais importantes estações da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Veja mais detalhes em ‘Dicas e Curiosidades’.
Museu de São Carlos
O Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César (Museu de São Carlos) oferece exposições temáticas por períodos de curta ou longa duração e, a última, contava a história do esporte ligado a São Carlos.
Mas, desde a pandemia, encontra-se fechado e não há previsão definida para abertura da próxima exposição, que deve contar a história do Distrito de Água Vermelha.
Maria Fumaça
Em área de destaque e apenas para observação (não para passeios), encontra-se a “Maria Fumaça”.
Trata-se de uma Locomotiva Baldwuin (EUA), também conhecida como “American”, de 1891, do tipo 4-4-0, bitola 1m.
Jardim da Estação Cultura
Nesta área fica o parque com brinquedos para as crianças, com vista para a “Maria Fumaça” e para a estrada de ferro, sempre com chances de ver os trens passando.
De um lado do parque, existem aparelhos para atividades físicas ao ar livre e um belo jardim com bancos e mesinhas em concreto, ótimo para o encontro da turma ou da família.
Do outro lado, um terraço que parece um mirante, pois dá para ver a própria fachada da estação, o viaduto e parte da cidade, incluindo a cúpula da Catedral de São Carlos e o relógio da Igreja São Benedito.
SEÇÕES DISPONÍVEIS NESTA PÁGINA:
Data de atualização, fontes, créditos e mais
Como chegar na Estação Cultura
Praça Antônio Prado – Jardim Brasil (Rua Cândido Padim)
Links para o mapa (GPS):
Antes ou depois de sua visita à Estação Cultura, sugerimos uma caminhada pelo viaduto, para poder observar a cidade, a estação e os trilhos por outros ângulos, ou para fazer belas fotos.
Além disso, para os mais curiosos, também é interessante um passeio pelo ‘lado de cima’ da Estação, próximo ao SENAI, como você vê na foto a seguir e nas primeiras da nossa galeria.
Um local de fácil estacionamento nos fins de semana e feriados, cuja localização está aqui – para abrir no Google, ou abrir no Waze. (Explore a Rua “Marcolino Pelicano”).
Horário de Funcionamento
A Estação, incluindo o Jardim e a Maria Fumaça, pode ser visitada de segunda a segunda, a qualquer hora.
O Museu permanece fechado até a conclusão da montagem da próxima exposição, ainda sem prazo definido.
Contatos
Fundação Pró-Memória de São Carlos
Site oficial
Facebook oficial
Instagram oficial
E-mail
Museu de São Carlos
Página (no site da Fundação)
Facebook oficial
Instagram oficial
E-mail
Telefone: (16) 3373-2700
Quanto Custa
Gratuito.
A Fundação possui alguns produtos e souvenirs à venda, mas não aceita cartões de débito/crédito – mais detalhes aqui.
Estrutura e Acessibilidade
A Estação Cultura é completamente acessível, com vagas de estacionamento, rampa e banheiro para pessoas com deficiência, além de elevador para acesso ao primeiro andar da Fundação.
Todo o espaço é plano e sinalizado com piso tátil (o acesso por rampa para Estação fica à direita do prédio, ao lado do viaduto).
O estacionamento que fica na frente da estação é público, descoberto e, nos finais de semana, só lota se houver algum evento.
Já houve, mas não encontramos mais um bicicletário na Estação e não é permitido andar de bicicleta, skate e outros por lá, nem nas calçadas do jardim.
Também é proibido: deitar nos bancos, permanecer sem camiseta nas dependências da estação e levar animais de estimação na área do parquinho.
A plataforma de embarque e desembarque, com 250m de comprimento, sendo 160m de área coberta, foi uma das maiores estações da Companhia Paulista.
O Prédio, com mais de 130 anos, é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos (COMDEPHAASC) e também pelo conselho Estadual.
O tombamento estadual, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), inclui o prédio num conjunto de 7 imóveis em São Carlos.
A Fundação Pró-Memória de São Carlos, comercializa alguns produtos e souvenirs como: canecas, sacolas, camisetas e outros, além de livros e materiais informativos sobre a história da cidade – saiba mais aqui.
Exceto pela presença de algum vendedor ambulante, ou em dias de evento, não há garantia de comércio de alimentos e bebidas na Estação.
Os trilhos são protegidos por grades e, na plataforma, bancos que mantém o estilo centenário, permitem passar o tempo, enquanto se aguarda saudosa ou nostalgicamente a passagem de algum trem.
O jardim possui mesas e bancos de concretos, bastante sombra, equipamentos para atividade física ao ar livre e parque com brinquedos para crianças.
Há, ainda, um terraço, de onde é possível observar parte do centro da cidade, a torre da igreja São Benedito, a Cúpula da Catedral de São Carlos e o movimento no viaduto ao lado da estação.
Existem QR codes disponíveis em vários pontos, com informações sobre eles, como a Cabine de Sinalização, Cabine de rádio, Bitola Estreita, Jardim, Maria-fumaça e vários outros.
Dicas e Curiosidades
- A estação dava suporte às atividades da estrada de ferro no escoamento da produção cafeeira da região.
- Sua instalação foi primordial no processo de urbanização da cidade, além de ponto de desembarque dos imigrantes que chegavam à São Carlos, desde o século XIX.
- O último trem de passageiros partiu em 15 de março de 2001, com destino à Araraquara.
- Desde a privatização da antiga FEPASA, passando por uma sequência sem fim de concessões, fusões, incorporações de empresas gigantes, a ferroviária e sua linha tronco é atualmente administrada pela Rumo Logística (site oficial aqui).
- A locomotiva Baldwin, foi uma das primeiras marias-fumaças a transportar pessoas e produtos pelas ferrovias que passam por São Carlos.
- Superada pela tecnologia, a Maria Fumaça foi salva do sucateamento e doada pela Companhia Paulista à cidade de São Carlos.
- Existem dois relógios na estação de São Carlos: o da fachada (da marca Dent de Londres) e o da plataforma, produzido no Brasil pela fábrica de relógios Michelini, de São Paulo, ambos instalados antes de 1920.
- A Fundação Pró-Memória de São Carlos opera com três unidades: Arquivo Histórico e Público de São Carlos, Patrimônio Histórico e Arquitetônico e Pesquisa e Divulgação.
- Frequentemente, há encontros de antigos ferroviários, saudosistas, e jovens que gostam da estação e da ferrovia, além de exposições de ferromodelismo (que costuma lotar).
- São Carlos, mais de uma vez, foi escolhida para sediar o Encontro de Ferromodelismo Frateschi, considerado “o maior evento do gênero” na América Latina.
- Na galeria de fotos, abaixo, veja também algumas fotos do Viaduto Prefeito Antonio Massei – (conhecido como Viaduto da Fepasa, em São Carlos).
- O viaduto foi construído para ligar o trânsito do centro da cidade à Vila Prado, passando sobre a linha férrea.
- Neste link é possível fazer um tour virtual pela estação e o site da Fundação disponibiliza várias informações históricas sobre a Estação.
- Para mais detalhes, os ‘amantes do trem’ podem acessar os sites Lugar do trem e Estações ferroviárias.
Galeria de Fotos
Nossas imagens mesclam visitas em épocas diferentes, resultando em pequenas alterações no cenário, sem perder as características do ambiente.
A forma mais gostosa de ver as fotos: Assista nosso vídeo! (com imagens de 2022)
Para sua melhor experiência com as imagens:
No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.
Última atualização desta página: 22/08/2023
Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.
- *Ambientes públicos podem passar por períodos de falta de manutenção, especialmente referente à capina (mato), reformas ou pequenos reparos, manutenção em equipamentos etc.
Atrativos Próximos
CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultura – USP (700 metros a pé ou 1km de carro)
Atrativos Relacionados
Museu de Pedra (em Santa Eudóxia)
Fontes, Créditos e outros
→ Fotos originais feitas em várias visitas da Equipe PraTurista à Estação Cultura de São Carlos;
→ Vídeo oficial do PraTurista na Estação Cultura;
→ Google Maps – Estação Cultura – frente;
→ Google Maps – Estação cultura – fundos;
→ Waze – Estação Cultura – frente;
→ Waze – Estação Cultura – fundos;
→ Site oficial da Fundação Pró-Memória;
→ Facebook oficial – Fundação Pró-Memória;
→ Facebook oficial – Museu de São Carlos;
→ Instagram oficial – Fundação Pró-Memória;
→ Instagram oficial – Museu de São Carlos;
→ Fundação Pró-Memória: Estação;
→ Fundação Pró-Memória: Museu de São Carlos;
→ Fundação Pró-Memória: Souvenirs;
→ Fundação Pró-Memória: Tombamento municipal;
→ Fundação Pró-Memória: Tombamento estadual;
→ Fundação Pró-Memória: Tour Virtual na Estação;
→ Câmara Municipal de São Carlos – Viaduto Prefeito Antonio Massei;
→ Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo: CONDEPHAAT;
→ Estações Ferroviárias do Brasil: São Carlos;
→ Lugar do Trem: Estação Ferroviária de São Carlos;
→ Matéria – São Carlos em Rede – Viaduto da Fepasa;
→ Página do Facebook com fotos, vídeos e informações sobre os trens em São Carlos;
→ Rumo Logística Operadora Multimodal S.A;
→ SENAI São Carlos;
→ Dicio: Souvenir;
→ Wikipedia: Bicicletário;
→ Wikipedia: Companhia Paulista de Estradas de Ferro;
→ Wikipedia: Estação de São Carlos;
→ Wikipedia: Estação Ferroviária;
→ Wikipedia: Ferrovia Paulista;
→ Wikipedia: Ferromodelismo;
→ Wikipedia: Linha Tronco;
→ Wikipedia: Locomotiva Baldwin;
→ Wikipedia: Maria Fumaça;
→ Wikipedia: Museu;
→ Wikipedia: Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César;
→ Wikipedia: Piso tátil;
→ Wikipedia: Rumo Logística;
→ Wikipedia: Souvenir;
→ TripAdvisor.
Já visitou todos os espaços da Estação Cultura? O que você achou?
Comente!
4 Comentários