Museu Ronald Golias – São Carlos-SP

Museu Ronald Golias - São Carlos-SP PraTurista

Em São Carlos, a casa onde o famoso humorista Ronald Golias nasceu e passou parte da infância, foi transformada em um pequeno museu com fotos, documentos e outros itens referentes à vida do artista.

A casa, restaurada com pequenas adaptações, mostra a simplicidade da origem de Golias, famoso já na década de 50 na Praça da Alegria e dono do bordão “Ô Cride! Fala pra mãe…” que até virou música.

 

Como chegar no Museu Ronald Golias

Rua Geminiano Costa, 401 – Centro

Link para o mapa (GPS): clique aqui

 

Horário de Funcionamento

Aberto de segunda a sexta, das 10h às 16h e aos sábados, das 9h às 13h.

 

Contatos

Telefone: (16) 3364-2797

 

Quanto Custa

Gratuito

 

Estrutura e Acessibilidade

Museu Ronald Golias - São Carlos-SP PraTurista

O Museu Ronald Golias fica no centro da cidade, numa das partes mais movimentadas, em meio ao comércio.

Estacionar próximo pode não ser tarefa fácil, mesmo em estacionamentos particulares ou dentro da “área azul” (região do centro da cidade em que é necessário pagar uma tarifa por período para permanecer estacionado).

O Museu, pequeno, possui água, banheiros e piso tátil, mas não é totalmente adaptado: há um degrau logo na entrada, o ambiente interno é apertado e não há adaptação nos banheiros, mas nada disso deve impedir a visita de cadeirantes, por exemplo.

Reginaldo Peronti, arquiteto responsável pelo projeto de recuperação do imóvel diz: “A casa onde funciona o museu é do início do século passado e, diferente do que costuma-se preservar que são obras mais sofisticadas, esta é uma casa simples, humilde até. Inclusive para os padrões da época. O terreno com poucos metros da largura demonstra isto com clareza. A linhas também não poderiam ser mais básicas: uma porta e uma janela de frente para a rua e só. É um exemplo claro de como a arquitetura era aplicada no início do século XX em imóveis que hoje equivaleriam às casas dos programas habitacionais para população de baixa renda”

O acervo inclui fotos e objetos pessoais que contam a história de Golias, reunidos com o apoio da família e do historiador Luís Carlos Barbano, autor da biografia do artista, além de documentos e um boneco em tamanho real do humorista.

 

Dicas e Curiosidades

Museu Ronald Golias - São Carlos-SP PraTurista

  • Ronald Golias alcançou a fama ao participar da Praça da Alegria, no final dos anos 50 (TV Paulista), onde interpretava Pacífico, com o bordão “Ô Cride, fala pra mãe…”.
  • Nasceu em 4 de abril de 1929 em São Carlos e não gostava de ser chamado de são-carlense: se intitulava carlopolitano, que também é gentílico latino de quem nasce em São Carlos.
  • Já fora de São Carlos, foi alfaiate, funileiro, praticou natação no Clube Regatas do Tietê, onde formou uma trupe de apresentações aquáticas, chamada de Acqua Loucos. Chegou a Praça da Alegria através de Manuel de Nóbrega, em 1957.
  • Com a fama, entrou para o cinema, com os filmes Golias Contra o Homem das Bolinhas (1969), Agnaldo, Perigo à Vista (1968), O Homem que Roubou a Copa do Mundo (1963), Os Cosmonautas (1962), O Dono da Bola (1961), Os Três Cangaceiros (1961), Tudo Legal (1960), Vou Te Contá… (1958) e Um Marido Barra-Limpa (1957-1967).
  • Na televisão, foi um dos destaques da Família Trapo, programa exibido pela TV Record entre 1967 e 1971. Em 1979, fez o seriado Superbronco, na Globo e depois foi para Bandeirantes.
  • Entre 1990 e 2005, integrou o elenco fixo de A Praça é Nossa, no SBT, interpretando diversos personagens. Nesse meio tempo, também participava, na mesma emissora, dos humorísticos Escolinha do Golias e Meu Cunhado.
  • Morreu em 27/09/2005.
  • Antes do Museu, São Carlos já contava com a Praça Ronald Golias, em homenagem ao humorista no bairro Cidade Aracy.
  • A cidade paulista de Serra Negra o homenageia com uma estátua em bronze, em tamanho real, onde está sentado em um banco da praça em frente à prefeitura da mesma cidade, com seu sorriso sincero e cativante. A estátua se tornou grande ponto de visitação na cidade, onde locais e turistas posam para fotos ao lado da imagem. Todos riem, se divertem e se emocionam ao recordar momentos do artista.
  • O produtor Rodrigo Rodrigues produziu um documentário sem fins lucrativos em sua homenagem.
  • Apresentadores de programas de auditório, com destaque para Faustão e Ratinho, ocasionalmente dedicam espaços em seus programas para relembrar e homenagear Ronald Golias, fazendo questão de demonstrar suas admiração e reverência pessoais à esse gigante da cultura brasileira.
  • Ronald Golias é reverenciado até hoje por gigantes como Renato Aragão, Fafy Siqueira, Silvio Santos, Jô Soares e seu eterno irmão Carlos Alberto de Nóbrega como o maior humorista de todos os tempos.
  • A música dos Titãs: “Televisão” composta por Marcelo Frommer, Toni Belloto e Arnaldo Antunes em 1985, (analisada neste link), incorporou o bordão “Ô, Cride! Fala pra mãe”. Euclides Gomes dos Santos, o Cride, falecido em 07.06.2015, aos 88 anos, foi amigo de infância de Golias.

 

Galeria de Fotos

Para sua melhor experiência com as imagens:

No computador: após clicar em qualquer uma, experimente usar as setas do teclado;
No Smartphone: mantenha seu aparelho no modo paisagem (deitado), toque em qualquer imagem e depois em suas laterais.

 

Última atualização desta página: 07/12/2018

Entenda como as informações PraTurista são atualizadas << clique aqui.

 

Atrativos Próximos

CDCC /USP – São Carlos

Estação Cultura

 

 

Fontes, Créditos e outros

→ Fotos originais feitas em uma ou mais visitas da Equipe PraTurista ao Museu Ronald Golias;
Google Maps;
Biografia;
Wikipedia: Museu;
Wikipedia: Ronald Golias;
Wikipedia: Manuel de Nóbrega;
Wikipedia: Praça da alegria;
Wikipedia: Titãs;
Wikipedia: Piso tátil;
Wikipedia: Estacionamento e Área Azul;
→ Wikipedia: TV Paulista;
Museu da TV: Ronald Golias;
→ Fonte das informações sobre a 
Arquitetura (site instável);
Notícia – G1: Sobre a casa/museu;
Notícia – G1: Sobre a biografia;
Notícia – São Carlos Oficial;
Interessante análise da música “Televisão” dos Titãs;
TripAdvisor (não do museu em São Carlos, mas da estátua em Serra Negra);
→ O Museu Ronald Golias de São Carlos não está no TripAdvisor.

 

 

Quem nunca riu do Golias? Fala sério, é só ‘olhar pra cara dele’!

É um fã? Comente…